Medalha do Carnaval, lançada em 2019, está esgotada e ganha novo interesse na folia
Lançada em 2019 pela Casa da Moeda do Brasil, a medalha oficial do Carnaval voltou a chamar a atenção às vésperas da festa. Integrante da coleção Festas Populares, do Clube da Medalha, a peça foi vendida inicialmente por R$ 100 e hoje está esgotada.
A emissão marcou a homenagem da instituição à maior manifestação cultural do País. Cunhada em bronze, a medalha tem 21,9 gramas e 40 milímetros de diâmetro. A tiragem foi limitada a 1.300 unidades, o que reforça o interesse de colecionadores.
Apesar do formato semelhante ao de uma moeda, não possui valor de face nem poder de compra. Trata-se de item comemorativo, voltado ao colecionismo numismático (estudo e coleção de moedas e medalhas).
No anverso, a inscrição “Brasil – Festas Populares” aparece ao lado de símbolos de diferentes celebrações nacionais. O reverso traz um passista com pandeiro, inspirado na tradição do samba carioca, cercado por confetes e serpentinas. A palavra “Carnaval” está em destaque.
Criado em 1977, o Clube da Medalha seleciona temas ligados à história e à cultura brasileiras. Com a proximidade do Carnaval, a peça reaparece como registro permanente de uma festa que, embora dure poucos dias, ocupa lugar central na identidade nacional.