Com Talibã no Poder, Banco Central do Afeganistão Ainda Usa Moeda Grega, um Símbolo de Modernidade Como Selo da Instituição!

Com Talibã no Poder, Banco Central do Afeganistão Ainda Usa Moeda Grega, um Símbolo de Modernidade Como Selo da Instituição!

Essa matéria é uma adaptação da matéria do Greek Reporter escrita por Filio Kontrafouri.
Fonte: Greek Reporter



O Da Afghanistan Bank, banco central do Afeganistão, foi fundado em 1939 e, desde então, utiliza um selo que traz uma inscrição curiosa. Ao lado do nome da instituição, escrito em pashto com alfabeto árabe no topo e em alfabeto latino na parte inferior, aparece uma frase em grego antigo: “ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΜΕΓΑΛΟΥ ΕΥΚΡΑΤΙΔΟΥ” (“Do Grande Rei Eucrátides”).

A inscrição faz referência a Eucrátides, rei grego que governou o Reino da Báctria no século II a.C. A imagem central do selo é inspirada em um tetradracma de prata cunhado durante o reinado de Eucrátides. A decisão de adotar esse símbolo ocorreu durante o reinado de Zahir Shah (1933-1973) como parte de um esforço para modernizar o Afeganistão e melhorar sua imagem internacional.




Influência Francesa e Descobertas Arqueológicas

O uso da moeda como símbolo nacional também está ligado a descobertas arqueológicas feitas por franceses no Afeganistão. Em 1922, o rei Amanullah, que governou o país de 1919 a 1929, assinou um acordo com o governo da França para estabelecer a Delegação Arqueológica Francesa no Afeganistão (DAFA).

No final da década de 1930, escavações realizadas em locais como Bagram e Hadda despertaram o interesse das autoridades afegãs. Muitas dessas descobertas enriqueceram o acervo do Museu Nacional do Afeganistão, em Cabul, transferido para um novo edifício em Darulaman em 1931. Essas pesquisas fortaleceram o desejo do país de associar sua história antiga a padrões ocidentais e civilizatórios.

Segundo o historiador Nile Green, autor do livro The Afghan Discovery of Buddha: Civilizational History and the Nationalizing of Afghan Antiquity, o Afeganistão buscava alinhar sua identidade histórica aos “padrões civilizacionais” do Ocidente, reivindicando uma conexão com a herança clássica europeia.

Mudança na Representação da Moeda


Apesar de o Da Afghanistan Bank ter sido fundado em 1939, a moeda de Eucrátides só passou a aparecer nas cédulas do país em 1979, durante o governo comunista de Barbak Karmal. O uso da imagem de uma moeda grega foi uma forma de substituir símbolos islâmicos, como a representação de uma mesquita, presentes nas cédulas durante o reinado de Zahir Shah, ou o emblema da águia sob Mohammad Daoud Khan.

Mesmo com a retomada do poder pelo Talibã em 2021, o selo do banco central com a imagem da moeda de Eucrátides continua sendo utilizado. Este símbolo permanece como uma lembrança dos esforços de modernização do Afeganistão iniciados mais de 80 anos atrás.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Siga-nos

Principais categorias

Comentário recente

  • user por Viviane izidoro mariano teodoro

    Bom dia eu tenho uma moeda de um real, do ano de 1998 como faço para vender.

    quoto
  • user por Tonny vilson Feitosa

    Tenho uma moeda de um real das olimpíadas do golfo pra vender meu telefone 88999213972

    quoto
  • user por Ivan

    Tenho uma moeda de 1 Real centenário do Jucelino, a venda.

    quoto

Aceite cookies para melhor desempenho